15 de maio de 2013

Heart Of the Congos - The Congos



Espécie: Reggae

Data: 1977

Natural de: Kingston, Jamaica

No cardume: Bob Marley, Jackie Mittoo e Peter Tosh




Quando eu descobri The Congos logo depois de escutar a música Fisherman numa roda de maconha na USP Leste aonde eu estudo eu me dei conta de que ainda não conhecia algo muito precioso me dei conta disso pela singularidade da música, singularidade não é bem a palavra, a palavra é algum adjetivo comum as coisas que no meio de uma brisa sinistra, largado no sofa te despertam, te aguçam e tem o poder de fazer a mente voar mesmo que o corpo, pesado, continue largado entre as almofadas.

Quando mais tarde procurei Fisherman no Youtube me deparei com o The Congos e sua batida de maringa seu gingado africano que agora pude distinguir muito melhor do que aquele simples despertar que me veio naquela tarde pós-aula.

Quando eu me despedi da música a um tempo atras, parei de tocar guitarra e abandonei o blog eu achava que nada iria me despertar de novo esse sentimento tão único mas a vida é uma caixinha de surpresas e cá estou eu de novo escrevendo enquanto ouço o album que penduro hoje.

The Congos traz uma nova visão sobre o Reggae uma visão de esperança, de renovação de mais prestígio nas vozes e mãos de Cedric Myton, que já havia tocado no grupo The Tartans no final da decada de 60 e seu amigo Roy Johnson, eles começaram gravando single "At The Feast". Com a adição de Watty Burnett recomendado pelo badalado produtor Lee "Scratch" Perry, Heart of the Congos gravado no renomado estúdio Black Ark  em 1977, é considerado um dos maiores álbuns de reggae de raiz de todos os tempos.

Logo depois do lançamento do disco, o grupo se desentendeu com o produtor por uma richa que surgiu com a famosissima Island Records de Bob Marley. Sem Perry o grupo continuou gravando alguns discos mas nada se igualou a Heart of the Congos com a originalidade gritante de Perry, em 1980 o grupo se separa, Johnson vai pra carreira solo, Burnett some do cenario musical e apenas Myton continua gravando sob o brasão do The Congos constantemente trocando os músicos da formação. Em meados de 1990 o grupo retoma o trio original do renomado disco e para nossa alegria, continuam juntos até hoje.

Eu não sabia que eles eram tão pouco conhecidos o link de download que eu aqui postei eu peguei num site chamado "Sweet Rare Reggae", Rare, ou seja raro. Mas mesmo sendo tão raros para o publico em geral foram de grande peso no cenário do Reggae Jamaicano influenciando músicos como Bob Marley, Peter Tosh e Mario Ovanoe entre muitos outros.

Agora eu me despeço, abaixo temos o link e o vídeo da música que me trouxe esse raro peixe grande. Muito Axé.





Cedric Myton, Roy Johnson e Val Douglas que veio a se juntar com a dupla mais tarde.

Músicas

1. Fisherman
2. Congoman
3. Open Up the Gate
4. Children Crying
5. La La Bam Bam
6. Can't Come In
7. Sodom and Gomorrow
8. The Wronh Thing
9. Ark of the Convenant
10. Solid Foundation


Nenhum comentário:

Postar um comentário