10 de outubro de 2013

Mezzanine - Massive Attack




Espécie: Trip Hop

Data: 1998

Natural de: Bristol, Inglaterra

No cardume: Portishead e Tricky



O espaço do meu escritório e de 3x4 assim, eu pouco me movimento quando escuto uma música mas com Massive Attack as coisas não são as mesmas e eu danço por todo o quarto. O mais engraçado disso tudo é que eu nem sei dançar mas enfim, o fato é que eu adoro trip hop, músicas como as da banda Portishead com certeza um próximo peixe aqui no blog me fazem pirar e o Massive Attack é o carro chefe deste tão novo estilo então nada mais justo do que inaugurar esse chiado nervoso, a mistura inusitada de hip-hop, soul e jazz diretamente  de Bristol, Inglaterra que é o Trip Hop com eles.

O Massive Attack foi formado em meados de 1988 pelo trio Robert del Naja, vulgo 3D, Grant Marshal, conhecido como Daddy G e Andrew Vowles, apelidado de Mushroom. Emergido dos bares de Bristol com uma sonzeira frenetica ainda sem nome o grupo veio a gravar seu primeiro álbum em 1991 Blue Lines em downtempo (lenta), marcada por downbeats ( batidas desaceleradas, menos de 120 bpm) e pelo uso de instrumentos convencionais e acústicos.nascia  o Trip Hop termo cunhado pela revista Mixmag em 1995 para definir o póstumo  Maxinquaye de Tricky.

Com o passar do tempo muita coisa mudou, eles se formaram mais sólidos e conquistaram o grande publico. Com o disco Protection de 1994 suas músicas passam a serem ouvidas nas radios, filmes e series como o batido hit Karmacoma  o grupo enfim  alcança grande sucesso internacional.

Enfim, em 1998 chega Mezzanine, o peixe que penduro hoje. O álbum começa lento, com um marca compasso repetente, lembrando Time do Pink Floyd, depois love you, love you, love you, love you antecede a entrada de distorcidas guitarras que vão marcar o disco até o final. O álbum é bem cosmopolita, explorando a batida de várias culturas musicais como a faixa Inertia Creep inspirada na experiência de 3D em Istambul, Turquia. O álbum traz a conhecidissima faixa Teardrop na voz de Elizabeth Fraser, com versões de Elbow, Incubus, Simple Minds entre outros a música é mais do que muito reproduzida pela mídia. A gravação do álbum dizem as más línguas foi muito conturbada, com 3D aos berros ditando tudo a seu gosto, tal desentendimento acabou levando a saida de Mushroom do grupo logo após a turne.

Então é isso galerinha, agora me despeço e guardai em bons pensamentos o que aqui leres, ouvires, sentistes...








                                         

Group Four, um podoroso hit do Massive




Músicas

1. Angel
2. Resingson
3. Teardrop
4. Inertia Creeps
5. Exchange
6. Dissolved Girl
7. Man Next Door
8. Black Milk
9. Mezzanine
10. Group Four
11. (Exchange)
12. Superpredator