15 de março de 2011

Jackie Mittoo - Keep On Dancing




Espécie: Ska

Data: 1948-1990

Natural de: Browns Town, Jamaica.

No cardume: Skatalites, Tommy McCook

Faz uns 3 meses, eu estava numa dessas noites de pescador azarado, gastando a pilha do controle e etc... e acabei assistindo "Broken Flowers" ( Dir: Jim Jarmusch) na Tv Cultura. Cinema é um mundo a parte pra mim: se na vida real eu custo pra realmente achar graça das situações nos filmes eu sempre consigo achar um ponto, um detalhe que me diverte durante todo o resto da sessão, foi assim com "Broken Flowers" mas eu admito, o filme é estranho.
Tá, depois eu faço um blog sobre cinema, mas por enquanto vamos voltar à música: depois que o filme acabou eu, como de costume, fui ver a trilha sonora na internet e com certeza, foi uma das redes mais fartas que eu já puxei. Partindo dela, eu conheci Mulatu Astatke, que tive o prazer de assistir este ano, no SESC Vila Mariana e o peixe que penduro aqui hoje: Jackie Mittoo, que me fez ver o reggae de uma forma completamente diferente , que me fez ser um pouco mais aberto e cuja a essencia ( Skatalites), depois de uma guerra intensa, eu pude aplaudir, maluco de extase, na Virada Cultural deste ano.

Jackie nasceu em 1948, em Brows Town, Jamaica. Incentivado por sua avô, Jackie - ou Donat , como consta na sua certidão- começou a tocar piano aos 5 anos e desde o início se destacava com um grande talento. Aos 13 anos, formou sua primeira banda: The Sheiks, e entre idas e voltas a capital Kingston, tentando gravar alguma coisa, conheceu o proprietário do famoso Studio One: Sir Clement ‘Coxone’ Dodd.

Coxone não deu muita importancia ao The Sheik, desde aquela epoca o cenario musical da Jamaica se contrasta gritantemente com o seu mercado - Bob que o diga- mas vendo o talento do muleque, convidou-o para assumir o piano em algumas sessões que organizava entre as gravações. Jackie acabou se destacando e passando cada vez mais tempo dentro dos estudios até que se tornou um dos membros base da famosa seção rítmica do Studio One, e naturalmente, entre uma mesa de rum e alguns ensaios, um calderão abençoado por Jah de "boogie woogie" e ritmos africano. em 1964 nasceu, totalmente arquitetado e estruturado por Jackie o The Skatalites, uma das bandas mais importantes na evolução da musica jamaicana, polvora do Ska, o primeiro ritmo genuinamente jamaicano. Nota: Jackie tinha apenas 16 anos.

Quando escolheram o nome, o The Skatalites era formado por Jackie (teclado), Johnny Moore (trompete) e Lloyd Knibbs (bateria) mas como o grupo não se contentou com a bagunça potencial de apenas 3 membros, não demorou para que Tommy McCook (saxofone), Lynn Taitt (guitarra), Don Drummond (tombone) e Lloyd Brevett, o doido oitentão do baixo que atualmente lidera o grupo, se juntassem. Desde de seu primeiro trabalho, Ska Authentic (1964) , de compacto em compacto - as músicas eram testadas semanalmente, na quinta eles gravavam, sexta de manhã elas eram prensadas em pequenos compactos de 7 polegadas, de cerca de 2 músicas por lado e a tarde já estavam arrebentando sound systems por toda Kingston, só depois de aprovadas elas eram gravadas definitivamente- o grupo surgiu como o orgulho da Jamaica e alcançavam um sucesso esdrondoso até que no auge da coisa toda, apenas um ano depois da formação, um escandalo separou o grupo: Don Drummond em um ataque de demencia assassina a mulher e é internado em um sanatorio.Resumindo um pouco e se atendo aos fatos, Don, frequentador assiduo de clinicas e sanatorios desde a adolescencia, não tinha nem seu próprio instrumento quando Coxone, notando seu talento, o convidou para gravar seus primeiros solos. As notas do cara pararam de errar pelos becos de Trenchtown, com o apoio de Jackie, seu amigo intimo e quem indescutivelmente o manteve lúcido durante todo aquele tempo, se juntou ao The Skatalites, ascendeu como lider, principal compositor do grupo e chegou a ser considerado um dos maiores trombonistas de seu tempo.
Com cada um pro seu lado, Jackie acaba send0 convidado por Coxone para o cargo de diretor musical do Studio One, e e entre o periodo de 1965 a 1969, produz bandas como "The Soul Brothers", "The Soul Vendors" e "The Sound Dimension" e grava nesse curto periodo obras-primas como Jackie Mittoo in London, de 1967, Evening Time, de 1968 e o disco pendurado aqui hoje: Keep On Dancing, composto só de solos, com um toque mais groove, bem leve, descontraido e bem-humorado foi gravado em 1969, um pouco antes do polemico suicídio de Don, ainda no sanatório, que fez Jackie abandonar de vez a ilha de Xaymaca, Terra das Primaveras.






Músicas:

1. Clean Up
2. Taste of Soul
3. This Scorcher
3. Water Hole
4. Blue Lue
5. Taste of Living
6. Juice Box
7. Keep On Dancing
8. Mellow Fellow
9. Can I Change My Mind?
10. Spring Time
11. Hang 'Em High
12. Lazy Bones
12. Hello Studio One